Mas afinal, o que é Energia Fotovoltaica?

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
Quanto mais informaçõs você buscar a respeito da energia fotovoltaica, você ficará capaz de identificar e escolher qual sistema mais se adequa às suas necessidades e assim por fazer a melhor opção para sua residência e/ou seu negócio.

Para início de conversar, temos que ver importantes conceitos que irão lhe direcionar nesse mundo das energias renováveis, em especial analisaremos e nos aprofundaremos no mundo fotovoltaico.

Quem capta a energia solar?

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.

Insumos Utilizados na Fabricação do Painel Solar Fotovoltaico (materiais usados).

Como funciona um Sistema Fotovoltaico?

Bem, basicamente exitem dois sistemas de alimentação fotovoltaica bem definidos, Off-Grid e On-Grid. No quadro, podemos identificar as principais características dos dois sistemas.

 

 

 

 

 

Sistema Off-Grid

Estes Sistema de Energia Fotovoltaica é isolado da rede (concessionária), ou seja, a residência ou o comércio que estiver instalado em suas dependências um sistema on-grid, não necessitará da energia fornecida por empresas de eletricidade.
Vale lembrar que são sistemas de uso específico, pois sua alimentação dependerá unicamente do armazenamento da energia carregadas em baterias estacionárias, que durante o dia são carregadas pelos painés solares do sistema.
Indicamos estes sistemas para locais isolados, longe dos centros urbanos, onde a energia elétrica ainda não chegou. Importante ressaltar que atualmente as baterias estacionárias são muito caras, e altas cargas precisaria de uma grande quantidade de baterias. Lembrando que as baterias não tem alta durabilidade, muitas vezes inviabilizando a implantação do sistema.

Sistema On-Grid

Sistema mais adequado às situações residenciais e comerciais. Mais viável economicamente do que o sistema Off-Grid, a principal característica do sistema é a conecção com rede da concessionária. Isto permite ao usuário fazer uso de ambos os sistemas, onde toda energia fica concentrada e distribuída no Quadro de Distribuição de Circuito.
Para a implantação do Sistema On-Grid, precisamos da autorização da concessionária, pois faremos uso do sistema elétrico deles. Toda energia produzida pelo sistema do usuário será jogado na rede, que a residência/negócio poderá fazer uso ou não. Se no final do mês o sistema produzir mais do que o usuário consumir, a diferença positiva ficará por 60 (sessenta) meses para ser utilizado pelo usuário, caso necessite. Ressaltamos que você não comercializa estes créditos, mas empresta a concessionária e posteriormente você poderá requisitá-los.